Notícias APESE
Observatório de Eficiência Energética
A APESEnergia em parceria com a sua congénere espanhola Asociación Nacional de Empresas de Servicios Energéticos - ANESE, lançou hoje a edição de 2024 do questionário que visa recolher dados sobre a evolução do mercado de serviços de energia na península ibérica. Uma iniciativa anual, destinado às empresas portuguesas, que pretende analisar e dar a conhecer a evolução do mercado e identificar as principais barreiras e oportunidades no setor.
Segundo, Jorge Borges de Araújo, presidente da APESEnergia, “a pressão para a redução das emissões de gases com efeito de estufa é crescente por via dos impactos nas alterações climática e pela pressão do custo da energia na organização, o que tende a acelerar o processo de transição energética das organizações.” No entanto, “alguma incerteza dos investidores associados aos impactos da inflação têm colocado o mercado a diferentes velocidades. A realização deste questionário pretende detalhar de forma muito prática e agregada a evolução do mercado, identificando barreiras e oportunidades para melhorar os serviços de energia e desta forma ajudar as nossas organizações a alcançar as metas nacionais e europeia de descarbonização.”
Este questionário tem como objetivo reunir informações sobre as atividades desenvolvidas no âmbito dos serviços de energia, para a elaboração de um relatório abrangente e à escala ibérica, designado por Observatório de Eficiência Energética. Este relatório servirá como fonte de consulta e análise da evolução do mercado de serviços de energia, bem como um apoio à definição de políticas energéticas. Os relatórios anteriores estão disponíveis no site da ANESE.
Todas as empresas que atuam no setor da eficiência energética e das renováveis, sejam ou não Empresas de Serviços de Energia (ESE), estão convidadas a preencher o questionário até dia 15 de julho. Salientando que os dados recolhidos serão tratados de acordo com a metodologia utilizada pela ANESE nos últimos anos, assegurando a total confidencialidade de toda a informação fornecida.
O contributo das empresas é fundamental para serem identificadas as barreiras e oportunidades do setor e assim melhorar os serviços de energia, facilitando a transição para uma economia mais sustentável e a moldar o futuro do mercado na Península Ibérica.
O questionário está disponível em português no seguinte link: https://forms.gle/LJmRyveVZz2hSmHb6