Notícias APESE


Cleanwatts distinguida pela APDC com o Prémio “Cidades e Territórios do Futuro”

 
Cleanwatts distinguida pela APDC com o Prémio “Cidades e Territórios do Futuro”

Cleanwatts distinguida pela APDC com o Prémio “Cidades e Territórios do Futuro”

Os vencedores do Prémio Cidades e Territórios do Futuro, promovido pela APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, foram anunciados a semana passada e a empresa Cleanwatts foi a premiada na categoria “Economia Circular e Descarbonização”. Segundo a APDC, este galardão serve para “reconhecer projetos pioneiros, assim como ideias e estratégias transformadoras, que tornem as cidades espaços mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis”. O júri de cada categoria é constituído por um grupo de representantes de empresas e organizações, com conhecimento específico das áreas a concurso, responsáveis por selecionar “os projetos que melhor usam a tecnologia para transformar a vida nas cidades portuguesas”.

Na categoria “Economia Circular e Descarbonização” foi premiado o projeto 100 Aldeias, da empresa Cleanwatts. Segundo destacou o júri, trata-se de um “projeto de inovação e empreendedorismo social, com foco nos territórios de baixa densidade de Portugal, tendo o propósito de combater a pobreza energética em comunidades rurais, através do acesso a eletricidade limpa, de origem solar, produzida localmente e mais barata, sem necessidade de investimento dos participantes”. A organização destaca o facto desta iniciativa “estimular a participação ativa dos cidadãos na aceleração da descarbonização e da transição energética de forma justa, democrática e coesa”.

Para além da categoria “Economia Circular e Descarbonização” foram também atribuídos prémios em categorias como “Saúde e Bem-estar”, “Igualdade e Inclusão”, “Qualificações”, “Mobilidade e Logística”, “Colaboração Intergeracional” ou “Relacionamento com o Cidadão e Participação”, entre outras.

O 100 Aldeias consiste no desenvolvimento de comunidades de energia, onde são integrados diversos membros, como entidades locais, empresas, juntas de freguesia, IPSS, municípios, coletividades e cidadãos, incluindo famílias economicamente vulneráveis, que usufruem de um ecossistema energético. Quem participa pode ter acesso a energia limpa, com isenção de parte das tarifas de acesso à rede. Este projeto permite aumentar o conforto térmico, diminuir os custos energéticos em cerca de 30%, reduzir a pegada ecológica das comunidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nas aldeias de Portugal.

“Este prémio honra-nos muito”, garante Maria João Benquerença, Diretora de Comunidades de Energia da Cleanwatts, acrescentando: “o 100 Aldeias é um projeto no qual acreditámos, desde a primeira hora, para dar resposta àqueles que são os principais desafios da transição energética - a necessidade de descarbonização e também os elevados custos de energia – mas também para dar o pontapé de saída à necessária e urgente revolução energética de que Portugal precisa”.

“Apesar de lhe termos chamado ‘100 Aldeias’ o nome já é apenas simbólico, pois o projeto superou amplamente as nossas mais ambiciosas expectativas e vamos atingir o número redondo das 100 comunidades de energia, em diferentes processos de desenvolvimento e aprovação, ainda no primeiro semestre de 2022. Se tudo correr como previsto, vamos chegar ao final do ano com 200 comunidades de energia instaladas por nós em Portugal, um número que muito nos orgulha”, frisa a responsável.

O 100 Aldeias é um projeto desenvolvido pela Cleanwatts em colaboração com a About the Energy, que obteve a certificação IIES do Portugal Inovação Social, por ser um projeto Impacto Social que tem, também, o objetivo de combater a pobreza energética.

A Cleanwatts

A Cleanwatts é uma empresa clean tech empenhada em simplificar, amplificar e acelerar a descarbonização e a luta contra a pobreza energética com a participação de empresas e comunidades de todo mundo. Com uma visão holística sobre os desafios e as necessidades das comunidades de energia, desenvolveu um sistema operativo desenhado para gerar valor, a montante e a jusante do contador, ligando os pontos entre a geração, o armazenamento, consumo, aquisição e a compensação de energia, a todos os níveis das comunidades locais. Além de apoiar comunidades de energia existentes e emergentes, a Cleanwatts também instala comunidades de energia com clientes-âncora locais, combinando a sua oferta digital com soluções que não obrigam a investimento por parte do cliente em recursos (fotovoltaico, sistemas de armazenamento de energia, infraestruturas de carregamento de veículos elétricos, eletrificação de consumos, etc.).

https://www.cleanwatts.energy/